2021-22

0. capa.jpg

Nota introdutória

 

Corpúsculo é uma criação artística performativa de cruzamento disciplinar, ancorada numa relação dinâmica entre paisagem-arquitetura, música e dança. Resulta do convite da Direção Regional de Cultura do Norte, no âmbito do projeto Nortear, para a conceção de uma performance-percurso em duas localidades do norte da Península Ibérica, a partir do conto Nós, Arquipélago de Rui Cerqueira Coelho.

Corpúsculo é uma criação sustentada por inúmeras extensões do pensamento artístico e que resulta num fenómeno de oportunidade para a desconstrução do literal. O momento particularmente desafiante para a humanidade, em que se levou a cabo esta criação, provocou um sentimento hesitante entre o desassossego e a provocação, manifestando-se, por fim, certeiro para a reconsideração de conceitos e métodos consolidados e instituídos, do qual emergiu um formato de edição que é, em si mesmo, um objeto de performance. 

Quem visita este objeto artístico é desafiado a mover-se por vários ambientes oferecidos pela relação entre o físico e o digital. Esta peça multiforme deve, assim, ser manuseada com uma intenção performativa que articule os fragmentos visuais e sonoros que, através das possíveis interpretações, permitam construir percursos imaginados no Mosteiro de Santa Maria das Júnias (Pitões da Júnias, Portugal) e no Castro de Santa Tecla (A Guarda, Espanha).

 

Gisela Rebelo de Faria

Nuno Aroso

 

Ficha Editorial

 

Editora. Limina. cooperativa cultural Editores. Gisela Rebelo de Faria. Nuno Aroso Design. Gisela Rebelo de Faria Fotografia. Daniel Sorrentino Vídeo. Daniel Sorrentino. Nuno Silva Apoio à composição gráfica. Ana Willerding Impressão. Tipografia Peninsular, Porto Tiragem. 100 exemplares Depósito legal nº 501689/22  ISBN: 978-989-53423-1-0

 

 

Ficha artística

 

Conceção e direção artística. Gisela Rebelo de Faria Conceção e criação musical. Nuno Aroso Coreografia e interpretação. Companhia Instável. Dinis Duarte. Joana Couto (*)

 

(*) No âmbito do projeto "Percursos" de Ana Figueira

Financiado por:

 

 

Agradecimentos:

Parceiro:

Criação, produção e edição:

Logos.png
logo-nortear-final.png
Captura de Tela 2022-07-12 às 16.40.10.png